sábado, 15 de março de 2014

AQUECIMENTO GLOBAL

AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

As principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às ações humanas, que energizam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como carvão mineral, petróleo  e gás natural. A queima desses referidos produtos, produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que detêm o calor originário das radiações solares, como se funcionassem como uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma expressiva para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo, como asfalto, calçadas e concreto nos quintais das residências.

O desgelo de calotas polares, em cordilheiras e icebergs está acelerando, devido o aquecimento global. Isso é um sério problema pois aumenta o nível de oceanos que invade a costa, diminuindo praias, desaparecendo com ilhas, etc.

Os principais emissores dos gases do efeito estufa são: China, EUA, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul. E em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países, em 1997, assinaram o Protocolo de Kyoto.  Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometeram-se a reduzir suas emissões de gases que provoca o efeito estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta teria que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta fosse atingida, principalmente os EUA. 

Fonte: Caderno Educacional: Ciências Material de Apoio. Manual do Professor. Secretaria de Estado da Educação. Governo de Goiás. Pág. 26 e 27. (com alterações).    

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário